Nossa História

"SYMBOLON”, do grego:

SYM = JUNTO
BOLON = COLOCAR

O SÍMBOLO funciona como um MEDIADOR. É uma maneira de tornar conhecido o desconhecido.

A atitude simbólica é central na teoria junguiana pois os símbolos promovem união, o transcender as oposições e, também, as transformações energéticas.

Este é o espírito do Symbolon – Estudos Junguianos: reunir pessoas, textos, ideias, notícias relacionadas à obra de Carl Gustav Jung, seu desdobramento e ampliações realizadas por seus seguidores.
.
SYMBOLON nasceu por iniciativa dos professores e alunos que participaram do Curso de especialização em Psicologia Analítica oferecido pela PUC-PR, em 1998. Desde então a Symbolon vem passando por mudanças, tendo sua logomarca criada pelo webdesigner Jackson Rocha em 2002.

Naquela época, o acesso à internet estava começando a se popularizar e o universo online era um território ainda pouco desbravado.

Conectar pessoas interessadas em Psicologia Analítica através de um site era, para seus idealizadores, uma grande aventura!
Por mais de duas décadas, estiveram à frente desse projeto as psicólogas: Elizabeth Almeida do Amaral, Letícia Capriotti e Renata Cunha Wenth.

Trabalharam juntas, voluntariamente, para promover o crescimento do acervo do SYMBOLON e a divulgação dos mantenedores do site: profissionais atuantes na clínica e interessados pela Psicologia Analítica.

O SYMBOLON passou por uma revitalização para manter-se atualizado com as novidades e oportunidades que a internet oferece e principalmente, estar atuante nas novas formas de conectar pessoas.

Atualmente, o SYMBOLON está sob os cuidados das psicólogas Elizabeth Almeida do Amaral e Juliana Hartmann, com a preciosa colaboração dos nossos membros apoiadores e parceiros

Antigo Site Symbolon

26 jul. 1875 – Carl Gustav Jung nasceu em Kesswil, no lago Constança/Konstanz (Bodensee), cantão da Turgóvia/Thurgau, Suíça.